15/06/2016 12h43 - Atualizado em 05/07/2016 19h05

Veterinários habilitados para emissão de GTA de aves são treinados para utilização do sistema on-line

15 de junho de 2016



Médicos veterinários habilitados para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) que atuam em granjas avícolas de todo o Espírito Santo participaram na segunda (13) e nessa terça-feira (14) da capacitação para emitir a guia on-line (e-GTA). Três turmas foram treinadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em Vitória.

De acordo com a médica veterinária do Instituto, Luciana Fischer Gaspar, como em breve as guias serão emitidas na plataforma digital, e não mais em blocos de forma manual, os profissionais precisavam conhecer os novos procedimentos. “A emissão das GTAs para aves passará a ser feita por meio do Sistema de Integração Agropecuária (Siapec). Os responsáveis técnicos precisam ser habilitados pelo Ministério da Agricultura e estar com sua habilitação atualizada para que possam efetivar a emissão”, explicou Luciana Fischer.

A GTA online deverá conferir mais agilidade e facilidade na emissão das guias, além de possibilitar a geração de um banco de dados único com um panorama da movimentação de aves no Estado (tanto pelo Idaf quanto pela iniciativa privada). A informatização dos procedimentos oportunizará, ainda, a rastreabilidade dos animais.

Em 2015, foram emitidas mais de 36 mil GTAs para aves, envolvendo aproximadamente 125 milhões de animais guiados.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard