03/12/2012 12h24 - Atualizado em 05/07/2016 17h56

Vitória sedia treinamento do Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais

3 de dezembro de 2012

Começou na manhã desta segunda-feira (3), o treinamento do Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais (Gease), organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Aproximadamente 35 médicos veterinários, entre servidores do Instituto e profissionais autônomos, participam do encontro, que segue até a próxima sexta-feira (7), no auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia (CRMV-ES), em Vitória.


A ação integra as atividades previstas pelo Convênio nº 756019/2011/SFA-ES/IDAF-ES, firmado entre o Idaf e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o gerente do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa no Idaf, José Dias Porto Júnior, o encontro visa orientar os novos profissionais e promover o intercâmbio de conhecimento e atualização de conteúdo com outros órgãos.

O diretor-presidente do Idaf, José Luiz Demoner, presente à abertura do evento, destacou a importância do aperfeiçoamento. “É fundamental capacitar esse grupo, que atuará no caso de um foco de febre aftosa no Espírito Santo. O Idaf mantém-se na busca pela qualificação, cada vez maior, de seu corpo técnico, por isso o Instituto é referência atualmente no Estado”, diz.


O Gease tem por objetivo prevenir, combater, controlar e erradicar as enfermidades emergenciais, neste curso com ênfase na febre aftosa, e organizar as ações de vigilância e de defesa sanitária dos animais na ocorrência da doença. “Em caso de suspeita ou ocorrência de febre aftosa no Espírito Santo, o Grupo, formado por médicos veterinários oficiais, é mobilizado para contenção imediata do foco”, explica Porto Júnior.

Treinamento
Além de representantes do Idaf, o treinamento contará com palestrantes do Mapa, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul, do Instituto Biológico de São Paulo e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Jória Scolforo
Texto: Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard