25/05/2022 13h17 - Atualizado em 27/05/2022 08h22

Alunos de São Gabriel da Palha aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel da Palha pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Estudantes da Escola Família Agrícola do Bley, localizada na zona rural do município, participaram, nessa terça-feira (24), de palestra e atividade prática de vacinação de rebanho, com a temática da febre aftosa.

A médica-veterinária do Idaf Stella Cintie Silva explicou a importância da vacinação do rebanho contra febre aftosa e orientou quanto à necessidade de desenvolver um trabalho efetivo de vigilância, sobretudo após a suspensão da vacinação, prevista para 2023. “Precisamos garantir que os animais estejam devidamente imunizados para avançarmos nesse processo. A partir da retirada da vacinação, nosso compromisso deverá ser redirecionado para outras medidas de controle e o fortalecimento do sistema de defesa agropecuária de modo geral”, afirmou.

Vacinação

A vacinação contra febre aftosa está em andamento neste mês de maio, quando devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. O procedimento ainda é obrigatório até a campanha de novembro de 2022, sendo, inclusive, de extrema relevância nessa reta final. 

O Espírito Santo está entre os sete estados (de um total de onze que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico para retirada da vacinação) autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a suspender a vacinação a partir de 2023.

Vai pra Roça

O projeto “Vai pra Roça” vem sendo desenvolvido pela Gerência Local do Idaf em São Gabriel da Palha, que tem como objetivo aproximar o órgão dos produtores rurais, enfatizando a visão da Saúde Única.

A ideia é mostrar que o Idaf é um dos elos importantes para aplicação do conceito de Saúde Única, que diz respeito à integração entre a saúde humana, a saúde animal e o ambiente, além da adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades.

 

Texto: Francine Castro

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Idaf

Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter

(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308

ascom@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard