25/04/2018 16h37 - Atualizado em 26/04/2018 15h04

Força-tarefa contra uso irregular de agrotóxicos em Laranja da Terra

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou força-tarefa, nessa terça-feira (24), para averiguar possíveis irregularidades no uso de agrotóxicos em propriedades rurais de Laranja da Terra. A ação foi motivada por denúncia de que os produtos estariam sendo usados de forma irregular na região.

 

As principais irregularidades encontradas foram produtos desacompanhados de notas fiscais e receitas agronômicas, armazenamento em condições precárias (sem isolamento, sem restrição de acesso ou próximo a alimentos), produtos vencidos e embalagens vazias não devolvidas. Os responsáveis foram notificados e terão prazo para sanar os problemas identificados.

 

Além disso, foram coletadas amostras de vegetais, como tomate, pimentão, inhame, goiaba e jiló e amostras de água oriundas de nascentes e córregos da região. Os materiais serão encaminhados para apurar a existência de resíduos de agrotóxicos ou uso de ativo não autorizado para as culturas em questão.

 

Segundo o gerente de Defesa e Inspeção Vegetal do Idaf, Márcio Gama Costa, a fiscalização quanto ao correto uso de agrotóxicos integra a rotina de fiscalização do órgão. “Entretanto, em alguns momentos, por ocasião de denúncias ou ocorrências pontuais, identificamos a necessidade de intensificar as ações como neste caso”, explicou.

 

Participaram da ação 18 agentes de fiscalização do Idaf, que vistoriaram 25 propriedades rurais durante todo o dia. A equipe também desenvolveu um trabalho de orientação aos produtores, alertando quanto à obrigatoriedade do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e aos cuidados relativos às embalagens vazias e sua destinação final.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tels: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard