O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Júnior Abreu, e o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Animal do Instituto, Fabiano Fiuza Rangel, estiveram reunidos, nessa terça (27) e nesta quarta-feira (28), com uma equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Eles foram conhecer o sistema de resenha virtual de equídeos, implantado pela agência, que prevê a identificação on-line individual dos animais.
Segundo Júnior Abreu, o objetivo é trazer essa facilidade também para o Espírito Santo. “Já estamos trabalhando na informatização da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para os equídeos. O sistema de resenha complementaria esse trabalho, tornando o trânsito da espécie mais ágil e seguro e de forma padronizada. O Mato Grosso do Sul tem tido uma experiência exitosa, conforme nos foi apresentado pelo diretor executivo, Roberto Siqueira Bueno, e sua equipe”, disse.
Fiuza explica que, pela Resenha Virtual, os exames para anemia infecciosa equina (AIE) e mormo, por exemplo, poderiam ser requisitados via web aos laboratórios. “É um sistema inovador para aumentar a segurança sanitária do plantel do Estado, além de viabilizar dados sobre trânsito e aglomerações. O programa permite a notificação imediata de doenças, a interdição automática do trânsito de animais doentes, a obtenção de dados corretos de suspeitas de focos, além de manter atualizado o histórico de trânsito e do vínculo epidemiológico de cada animal”, complementou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br