18/08/2017 08h41

Idaf licencia barragem comunitária em Itarana

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) entregou, nesta quarta-feira (16), a licença ambiental que autoriza a instalação da barragem Penedo, localizada na bacia hidrográfica do Projeto Sossego, na região do Córrego Penedo, zona rural de Itarana. A entrega foi acompanhada pelo prefeito do município, Ademar Schneider, pelo chefe do Idaf em Itarana, Antônio Mauro Rossoni, pelo engenheiro agrônomo do Instituto Wilmondes Magalhães de Oliveira, entre outras lideranças locais.

O edital de tomada de preços para construção do reservatório foi publicado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e integra mais uma ação do Programa Estadual de Construção de Barragens.

De acordo com Rossoni, essa é uma barragem comunitária, que atenderá mais de dez famílias de agricultores da região. “O reservatório terá uso múltiplo, captação para irrigação, dessedentação de animais e reservação hídrica e ainda poderá servir de apoio caso falte água para abastecimento público no município”, explicou.

Penedo

A barragem Penedo tem capacidade para armazenar aproximadamente 81 milhões de litros de água em 4,38 hectares. Trata-se de reservatório de terra, com núcleo de concreto, e será construído em imóvel do poder público municipal.

Regularização

O governo do Espírito Santo criou uma política pública de construção de barragens que tem influenciado os produtores rurais do Estado a também investirem na construção desses reservatórios em suas propriedades. Em 2014, o Idaf emitiu licença para 180 barragens. Já em 2016, foram 3.700 barragens regularizadas, entre licenças e dispensas de licenciamento.

Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Seag, para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.

A estimativa é que, com a implantação de todas as barragens, sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água, o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano ou irrigar 22 mil hectares de café.

Informações à imprensa:

Tel.: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504