27/09/2017 13h27 - Atualizado em 28/09/2017 09h38

Idaf marca presença no 1º Seminário de Agroindústria de Itapemirim

A experiência do Espírito Santo com o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf-ES) foi apresentada, nesta quarta-feira (27), durante o 1º Seminário de Agroindústria de Itapemirim. A apresentação foi feita pelo chefe da Seção de Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal do Idaf/ES, o médico veterinário Alan Paulo Moreira Teixeira.

Segundo Alan Paulo, o Susaf-ES tem sido destacado com referência em todo o País. “Somos o segundo Estado a implantar o sistema, depois do Rio Grande do Sul. Com a adesão ao Susaf, as agroindústrias familiares de pequeno porte registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que antes só podiam comercializar dentro do município, têm a possibilidade de expandir a venda de produtos de origem animal para todo o território capixaba”, explicou.

Susaf

O Decreto nº 3985-R de 2016 estabelece os procedimentos e requisitos para adesão dos municípios ao Susaf-ES, individualmente ou por meio de consórcios, para o comércio intermunicipal de produtos de origem animal.

Para aderir ao sistema, os municípios devem obedecer a critérios que garantam as condições higiênico-sanitárias das indústrias e estabeleçam procedimentos de inspeção e fiscalização equivalentes aos realizados pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

A adesão é concedida ao município ou consórcio de municípios mediante a comprovação em auditoria de reconhecimento de equivalência do seu Serviço de Inspeção em atendimento aos critérios definidos no Decreto nº 3985-R de 2016. As secretarias municipais de Agricultura interessadas devem procurar o Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf pelo telefone (27) 3636-3796 ou pelo e-mail sie@idaf.es.gov.br.

O seminário

Com treinamentos e palestras, o Seminário teve como objetivo fomentar possibilidades para o setor da região, bem como criar redes de relacionamentos entre produtores vizinhos, aumentando o potencial de progresso. A organização foi da Prefeitura Municipal de Itapemirim, numa parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-ES), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e entidades ligadas à agricultura familiar.

Tópicos:
Susaf-ES, Itapemirim