O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada, participou, na manhã desta terça-feira (21), da solenidade de abertura da Reunião Nacional do Programa de Sanidade Avícola (PNSA). O encontro foi promovido pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) com o apoio da Superintendência Federal de Agricultura e Abastecimento do Espírito Santo (SFA-ES), em comemoração aos 25 anos da instituição do programa.
Com o objetivo de discutir ações relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças, o evento, que segue até esta sexta-feira (24), no auditório da Capitania dos Portos de Vitória, conta com a presença do Serviço Veterinário Oficial (SVO), envolvido nas ações de vigilância e erradicação de doenças, registros do segmento avícola e bem-estar animal.
Também participam representantes do Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (FEPSA-ES), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES), da Associação de Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa).
Sobre o PNSA
O Programa Nacional de Sanidade Avícola foi instituído no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária pela Portaria nº 193, de 19 de setembro de 1994, estabelecendo diversas normas e ações para regulamentar a produção avícola e salvaguardar o plantel nacional.
O Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador de carne de frango do mundo. O programa vem evoluindo de forma crescente, buscando amparar a cadeia produtiva, que tem como principal característica a tecnificação e organização.
Principais ações do programa
Doenças das aves de controle oficial:
Texto: David A. Monteiro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ David A. Monteiro
(27) 3636-3774