Os médicos-veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Camila Lopes e Fransérgio Rocha participaram, nessa quarta-feira (13), do Dia Especial de Campo de Criação de Bezerras, em Aracruz.
O encontro foi organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e reuniu 23 produtores rurais.
De acordo com a zootecnista do Incaper Fernanda Zecchin Sperandio, que coordenou a ação, o objetivo foi abordar temas que contribuam para o bem-estar dos animais. “Uma bezerra em condições de bem-estar será uma vaca mais dócil, de fácil manejo e produzirá resultados superiores. Além disso, as boas práticas melhoram a qualidade de vida e o trabalho das pessoas envolvidas. Nossa intenção é fomentar ações que visem à bovinocultura saudável em todos os seus aspectos”, explicou Fernanda Sperandio.
Vacinação
Os profissionais do Idaf falaram sobre a importância da imunização dos animais como forma de evitar que sejam acometidos por doenças como raiva, febre aftosa ou brucelose, por exemplo, e como o bem-estar pode interferir na eficiência dessas vacinações.
“Esses cuidados precisam ser mantidos, ainda que não haja ocorrência da doença. A prevenção pode impedir grandes prejuízos econômicos e sociais, além de contribuir para a saúde dos animais”, disse Fransérgio Rocha.
Controle da dor
O encontro contou, ainda, com uma palestra sobre “Amochamento e descorna de bezerras leiteiras com controle da dor", que foi ministrada pela médica-veterinária autônoma Jociene Baratela.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br