O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) marcou presença no Seminário Técnico do Festival do Queijo Artesanal de Minas (QAM), que aconteceu nesta sexta-feira (14), em Belo Horizonte, durante a Expominas.
De acordo com o diretor técnico do Idaf, que esteve presente no seminário e representou também a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag/ES), o objetivo foi conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo estado mineiro para avaliar possibilidades de implementação no Espírito Santo. “Também temos uma cultura forte das agroindústrias e é sempre oportuno pensar o que podemos aprimorar dentro das nossas atividades, seja por meio do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou do Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp). O Idaf vem desenvolvendo um trabalho na área de inspeção sanitária animal que tem sido referência nacional e é importante estarmos atentos também às expertises de outras instituições”, pontuou Chagas.
Além do diretor técnico, também participaram da programação o subgerente de Fiscalização de Produtos de Origem Animal, Alan Paulo Moreira Teixeira, e a engenheira de alimentos Eliany Aparecida Oliveira d’Ávila, da gerência de Agroindústria de Pequeno Porte do Idaf.
O seminário
O seminário teve como objetivo pautar discussões técnicas sobre a temática do queijo artesanal de leite cru, incluindo assuntos que impactam o processo produtivo dos queijos artesanais, tendências de mercado e inovações, reunindo profissionais que atuam na cadeia produtiva, entre produtores mineiros de queijos e especialistas técnicos das instituições de apoio ao segmento.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter