05/09/2019 17h15 - Atualizado em 05/09/2019 17h50

Idaf participa de solenidade de entrega de portaria do Susaf em Linhares

O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada, e a equipe da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte do instituto participaram, nesta quarta-feira (04), da solenidade de entrega do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), na prefeitura municipal de Linhares.

No encontro, foi entregue a portaria que reconhece a equivalência do serviço de inspeção do município, publicada no Diário Oficial do dia 21 de agosto de 2019, ao prefeito Guerino Zanon. Além do registro da primeira inclusão ao sistema, concedida à Queijaria da Fazenda, agroindústria local especializada em derivados do leite de vaca e de búfala.

O proprietário da primeira agroindústria linharense com o Susaf, Djalma Soeiro Filho ,falou da alegria e dos avanços que essa realização proporcionará ao seu negócio. “Apesar de ser um processo difícil, fomos nos adequando às normas do Idaf e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), até que conseguimos a adesão. Agora as portas se abrirão, permitindo que o nosso produto chegue a todos os municípios do Espírito Santo”, pontuaram.

Mário Louzada destacou a iniciativa da gestão municipal na obtenção da equivalência. “O Idaf tem trabalhado no desenvolvimento das agroindústrias de pequeno porte, mas cabe ao município a iniciativa de buscar a adesão ao Susaf. Linhares se dispôs a adequar seu serviço de inspeção às normas estabelecidas pelo sistema, e o fruto dessa dedicação foi essa maravilhosa conquista”, disse.

O que é o Susaf/ES?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

Para mais informações, acesse o link: https://idaf.es.gov.br/susaf

Texto: David A. Monteiro

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ David A. Monteiro

(27) 3636-3774 / 98163-0601

comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard