14/06/2023 15h53

Idaf participa do Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas

Evento acontece de 13 a 15 de junho, em Belo Horizonte, Minas Gerais.


Representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estão em Belo Horizonte, Minas Gerais, representando o Estado no Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas (Senagri), que teve início nessa terça-feira (13) e segue até esta quinta-feira (15), no Minascentro.

O seminário é um evento técnico de abrangência nacional, promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) com apoio oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e dos órgãos federais e estaduais de assistência técnica, pesquisa e defesa agropecuária. Participam do encontro, o diretor técnico do, Janil Ferreira da Fonseca, e fiscais estaduais agropecuários do Idaf.

O objetivo do seminário é discutir estratégias e ferramentas de controle dos insumos agrícolas utilizados no País e sua implementação de forma harmonizada, apresentando inovações tecnológicas do setor e do agronegócio brasileiro, bem como divulgar e difundir ações estruturantes de controle, regulamentação e fiscalização no Brasil.

A programação apresenta palestras de temas relevantes a respeito da execução da sanidade vegetal no País, como o Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC); Atualização da legislação de sementes e mudas; Importância da habilitação de aplicadores de agrotóxicos e experiências internacionais; Registros de Agrotóxicos de origem microbiológica e Parâmetros e critérios para a instituição de programas de prevenção e controle de pragas.

De acordo com o diretor técnico do Idaf, Janil ferreira da Fonseca, a participação do Idaf é importante em eventos nacionais para contribuir na formação de ações a serem executadas na defesa agropecuária do País.

“Durante o seminário, nos reunimos com dirigentes dos órgãos de defesa agropecuária que participam do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), para apresentarmos ações estratégicas executadas em cada Estado. No Espírito Santo, se destacam as medidas de controle da influenza aviária, como o diagnóstico preciso e rápido da doença e o reforço de medidas de biosseguridade nas granjas. Também ficou em evidência que o Espírito Santo continua livre das pragas agrícolas: greening e cancro cítrico, devido ao trabalho eficaz de defesa vegetal que os servidores do Idaf realizam”, disse.

Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99946-7504
ascom@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard