28/05/2019 17h08

Idaf promove reunião dos municípios com equivalência do Susaf/ES

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), sediou, na manhã dessa segunda-feira (27), o 1º Encontro Periódico entre os serviços de inspeção dos municípios com Susaf/ES.

De acordo com a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial, Carolina Dadalto, o objetivo da reunião é promover uma maior uniformização da atuação dos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) que já contam com a equivalência.

“Para harmonizar os procedimentos de inspeção e fiscalização no Estado e contribuir para a melhoria constante dos SIMs, temos que nos manter unidos e com este canal de comunicação sempre aberto. Realizaremos estes encontros periódicos com frequência mínima bimestral, buscando promover troca de experiências, compartilhamento de informações e até mesmo o desenvolvimento de novas práticas que promovam o desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte capixaba”, disse Dadalto.

Participaram da reunião os representantes dos municípios de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Castelo e Guarapari, além da equipe da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte do Idaf (Geapp).

O que é o Susaf/ES?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

Saiba mais no link abaixo: https://idaf.es.gov.br/susaf

Texto: David A. Monteiro

Francine Castro/ David A. Monteiro