O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) recebeu, nesta sexta-feira (14), um grupo de vinte alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Gomes Cardim, localizada no Centro de Vitória, para o início do projeto “Idaf na Escola”. O encontro aconteceu na sede do Instituto, em Vitória.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelo Instituto e participar de um bate-papo sobre Terras e Cartografia, ministrada pela engenheira cartógrafa do Idaf Vanessa Oliveira, e a respeito de epidemiologias com a subgerente de Epidemiologia e Análise de Risco, Luciana Zetun.
De acordo com a gerente de Educação Sanitária e Ambiental do Idaf, Andressa Lemos Fernandes, essa é uma iniciativa importante para inserir essas discussões no contexto escolar. "Entendemos que os adolescentes podem ser multiplicadores do conhecimento adquirido. O trabalho do Idaf, embora com predominância de atuação no meio rural, impacta diretamente no cotidiano urbano por meio das ações direcionadas à saúde humana e de proteção ao meio ambiente. Ficamos felizes por apresentar o Instituto para essa nova geração", destacou Andressa Lemos.
O professor Paulo Sérgio de Jesus contou que tem desenvolvido a temática dos direitos humanos com os alunos da Escola Gomes Cardim e, em 2023, optou por fazer esse recorte com a questão ambiental na disciplina eletiva de "Meio Ambiente: um direito humano".
"O Idaf na Escola contribuirá para a formação dos alunos. A escola está próxima a um trecho de Mata Atlântica e achamos importante trazer para os alunos essa perspectiva da questão ambiental como direito humano. Essa parceria é muito valiosa, pois permite que o conhecimento não fique restrito à sala de aula, além de possibilitar a aproximação dos alunos com as instituições que compõem esse sistema. Entendemos que a mudança de ambiente também estimula a curiosidade dos alunos e promove experiências muitas vezes marcantes", contou o professor.
Este foi o primeiro encontro com a EEEM Gomes Cardim; haverá outros seis até o final do primeiro semestre deste ano. Na ocasião, serão debatidos temas, como: raiva animal, Mata Atlântica, resíduos, água, queimadas e inspeção sanitária de produtos de origem animal.
Idaf na Escola
O projeto prevê a realização de ações de educação sanitária e ambiental em escolas públicas, prioritariamente em áreas rurais, de todo o Estado. O objetivo é propiciar ocasiões que levem os estudantes à observação e compreensão de sua realidade, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e de valores relativos à defesa agropecuária e ambiental, bem como à defesa da saúde coletiva.
Para saber mais sobre o projeto, entre em contato com a Gerência de Educação Sanitária e Ambiental (Geduc) do Idaf pelo e-mail geduc@idaf.es.gov.br.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308