Os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participaram, nesta sexta-feira (27), de palestra sobre “Prevenção e Combate ao Câncer” por ocasião das campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”. O objetivo é alertar homens e mulheres quanto à importância dos exames de rotina, do diagnóstico precoce e da adoção de uma vida saudável como forma de prevenção.
A palestra foi ministrada fisioterapeuta Marianne Pinto, voluntária da Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc).
Segundo a assistente social do Idaf, Josicleia Stelzer Zanelato, o Instituto sempre promove esses encontros, alinhado às iniciativas do Governo do Estado. “Entendemos que esse alerta pode salvar vidas. Esta é uma boa oportunidade para os nossos servidores se conscientizarem ou recordarem quanto aos cuidados que são necessários”, disse.
Rede Estadual de atendimento
As mulheres diagnosticadas com câncer de mama são referenciadas para um dos sete hospitais com esse perfil de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo. Na Região Central, as referências são o Hospital São José (Colatina) e o Hospital Rio Doce (Linhares); e, na Região Sul, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Já na Região Metropolitana, há o Hospital Evangélico de Vila Velha e a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital das Clínicas e o Hospital Santa Rita, os três localizados em Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774