O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vai sediar, nesta sexta-feira (14), a reunião do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa).
O evento, que acontece no auditório do Instituto a partir das 13 horas, vai tratar das principais pautas do setor avícola, dentre elas a situação atual do registro das granjas e as medidas de biosseguridade necessárias para esses locais, necessárias para minimizar a proliferação de doenças do plantel avícola capixaba.
Além disso, será discutida também a inclusão de servidores autorizados do Idaf no processo de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) para galinhas de descarte, serviço feito apenas por médicos-veterinários do órgão atualmente. A mudança vai permitir que os veterinários foquem mais no trabalho a campo, por meio da vigilância ativa.
De acordo com o médico-veterinário do Idaf e vice-presidente do Coesa, Guilhermo Recla, essas reuniões são fundamentais para fomentar o debate e as ações para o setor avícola. “A expectativa é que o número de reuniões aumente no próximo ano”, garantiu Modenese.
Coesa
O Comitê Estadual de Sanidade Avícola é formado por pessoas ligadas ao setor avícola, servidores de órgãos estaduais, professores de todas as instituições de medicina-veterinária do Estado, além de diretores e colaboradores da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Denys Lobo
Texto: Denys Lobo
Tel.: (27) 3636-3774