26/09/2017 13h35

Segurança alimentar: mais de 240 quilos de carne suína apreendida

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, nesta terça-feira (26), mais de 240 quilos de carne suína irregular. O veículo que transportava a carga foi identificado pela equipe de fiscalização volante do Instituto, no distrito de Santa Clara, em Ibatiba, na divisa com Minas Gerais.

 

Segundo o técnico do Idaf Waldir Jaccoud Machado, os produtos não contavam com registro no serviço de inspeção oficial, obrigatório para os produtos de origem animal e estavam sendo transportados sem qualquer sistema de refrigeração. “Além de não ter passado por verificações higiênico-sanitárias, os alimentos não estavam acondicionados na temperatura ideal para evitar, por exemplo, crescimento de microorganismos que promovam doenças.. Não podemos expor ao risco os eventuais consumidores”, explicou o técnico.

 

De acordo com o técnico Rodolfo Machado Oliveira, o material foi destinado à graxaria de um frigorífico e será utilizado na produção de farinha para ração animal (cães, gatos e peixes) após passarem por tratamento térmico adequado de esterilização.

 

O veículo era proveniente de Chalé (MG) e os produtos seriam comercializados em Iúna e Ibatiba, no Espírito Santo. O responsável pela carga receberá multa, cujo valor ainda será definido pelo Idaf.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard