Terminou na última sexta-feira (23), no Sesc de Guarapari, a 43ª Semana Capixaba do Médico Veterinário e o 6º Encontro de Buiatria, que reuniu mais de 40 profissionais de diversos estados brasileiros ministrando palestras, minicursos e mesas redondas.
O diretor-presidente em exercício do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Ezron Leite Thompson, esteve presente na abertura do evento. “Acredito que juntamente com os demais órgãos do Estado, o setor produtivo, as instituições do setor e os profissionais autônomos, o Espírito Santo tem caminhado de forma comprometida com a defesa sanitária animal. A Semana Capixaba vem somar, contribuindo para a capacitação e formação de profissionais cada vez mais aptos para desenvolverem um trabalho de qualidade e de referência não apenas no cenário local, mas também se estendendo para o Brasil e os demais países”, disse Thompson.
Reunião de Saúde Animal
Durante o evento, os médicos veterinários do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf que gerenciam programas estaduais relacionados ao setor participaram de reunião com representantes da Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo (SFA-ES). O objetivo foi debater temas como sanidade dos animais, envolvendo planos de ação, resultados, novas estratégias adotadas, informes epidemiológicos, entre outros assuntos.
A semana
A Semana Capixaba é organizada pela Sociedade de Medicina Veterinária do Espírito Santo (Someves) em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES). Esta foi a 43ª edição do evento. Foram cinco salas com as temáticas de Pequenos Animais, Saúde Pública e Inspeção de Produtos de Animal, Equinocultura, Buiatria e Animais Silvestres, além da apresentação de trabalhos científicos.
Para o presidente da Someves, Alan Paulo Moreira Teixeira, este é um momento para o Estado mostrar seus avanços na área de medicina veterinária, além de ser uma oportunidade de troca de experiências e aprendizado para os profissionais e estudantes do segmento. “Além do Espírito Santo, recebemos pessoas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O evento mantém-se como um dos mais importantes da categoria no país”, ressaltou.
Segundo o presidente do CRMV-ES, o médico veterinário Luiz Carlos Barboza Tavares, “a semana trouxe discussões de procedimentos adotados na clínica de pequenos e grandes animais, além dos silvestres, sendo de grande importância para o conhecimento dos participantes. Tivemos também relevante abordagem em Saúde Pública e Inspeção de Produtos de Origem Animal que visa garantir cada vez mais a segurança alimentar”.
Prêmio
Na noite de abertura do evento, o médico veterinário Domingos Uliana recebeu o Prêmio Carlos Motta, que reconhece uma personalidade da medicina veterinária capixaba. Ele é servidor aposentado do Idaf.
Saiba mais
A buiatria é um segmento da medicina veterinária que aborda os diversos aspectos relacionados à sanidade e produção dos bovinos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br