19/11/2021 15h48 - Atualizado em 19/11/2021 15h49

Servidor do Idaf recebe duas menções honrosas por apresentação de trabalhos em congresso nacional de Engenharia

O servidor Joseney Rodrigues Moro aparece à direita na foto.

Trabalhos visam a defender valoração de Áreas de Preservação Permanente (APP).

O servidor Joseney Rodrigues Moro, que atua na gerência de Terras e Cartografias do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), apresentou dois trabalhos no Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap), conquistando entre os participantes, duas menções honrosas pelo destaque.

Os artigos levam os títulos: “Tecnologias a Serviço do Avaliador e Fatores Ambientais” e “Valoração Especial em Contexto”. O primeiro também foi apresentado, em espanhol, no Congresso Pan-americano de Avaliações, na República Dominicana.

Os trabalhos realizados pelo servidor visam a defender a valoração de Áreas de Preservação Permanente (APP), tendo como base imagens orbitais de satélites adquiridas pelo Governo do Estado, com o enfoque para o município de Santa Teresa. Todas as bases cartográficas estão disponibilizadas pelo portal Geobases, inclusive as imagens com resolução de 50 centímetros, que foram adquiridas para atendimento das necessidades do Programa Reflorestar.

“Os dois trabalhos são pioneiros no Brasil na utilização de técnicas de processamento de imagens digitais com software e tecnologia livres, como linguagens abertas em python e R, além da customização de Scripts em queries sql. Os trabalhos são frutos de quatro meses de estudo, em que conto com a parceria do vice-presidente Administrativo e Financeiro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) no Estado, Radegaz Nasser Junior. É muito gratificante receber o reconhecimento e ao mesmo tempo estar defendendo as atividades institucionais”, destacou Moro.

Para o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o destaque dos servidores demonstra a excelência na prestação de serviços executados pelo Instituto à sociedade. “Parabenizo o servidor Joseney Moro pelo merecido destaque. Espero que o fruto dessas pesquisas seja utilizado aqui no nosso Estado e que seja instrumento de trabalho para os profissionais da área de fiscalização ambiental”, disse Louzada.

Texto: Rafaely Lyra

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard