16/07/2021 16h54

Idaf destaca importância do médico-veterinário da iniciativa privada no sistema de vigilância sanitária animal

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, nessa quinta-feira (15), da solenidade on-line do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES) para a entrega das carteirinhas dos novos médicos-veterinários e zootecnistas inscritos na entidade. 

Na ocasião, a subgerente de Epidemiologia e Análise de Risco do Idaf, Luciana Zetun, falou aos novos profissionais sobre a importância do médico-veterinário da iniciativa privada no sistema de vigilância sanitária animal. “A atuação responsável, atentando-se para o que preconizam as legislações vigentes, é fundamental para garantir padrões de qualidade satisfatórios dos procedimentos e controles da defesa sanitária animal. São eles que estão com os produtores, na maior parte das vezes, orientando quanto à exigência de exames, vacinações e emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), por exemplo, além das responsabilidades técnicas nas propriedades e em eventos agropecuários”, destacou.

Outro aspecto abordado foi a obrigatoriedade e importância da notificação de ocorrências ou suspeita de doenças em animais de produção. Segundo a subgerente, o procedimento é essencial, uma vez que o diagnóstico rápido e a pronta reação podem impedir a disseminação e permitir o controle ou a erradicação dessas enfermidades, que podem causar sérios impactos na produção animal e na saúde humana.

“Os médicos-veterinários da iniciativa privada trabalham diretamente com o rebanho no campo, sendo, portanto, um elo importante na detecção precoce da doença e, ainda, na sensibilização dos produtores quanto à notificação ao Idaf. Dependendo da doença que atingir o Estado, as exportações podem ser suspensas, gerando graves prejuízos econômicos e sociais”, alertou Luciana Zetun.

“Ficamos felizes com a oportunidade de estarmos sempre em parceria com o Conselho, dando oportunidade para que essas responsabilidades sejam compartilhadas tanto pelos profissionais da iniciativa privada quanto da esfera pública”, pontuou a subgerente.

Notificação

Sempre que alguém tiver conhecimento de animais com sintomas de doenças, deve providenciar a notificação. O procedimento pode ser feito totalmente on-line, pelo e-Sisbravet, disponível no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br).

A comunicação ao Idaf também pode ser feita presencialmente nos escritórios do Idaf para aqueles que não têm acesso à internet.

Para mais informações sobre notificação de doenças em animais, acesse idaf.es.gov.br/notificacaoanimal.

Texto: Francine Castro

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter

(27) 98163-0601

comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard