13/09/2017 15h48 - Atualizado em 13/09/2017 15h51

Agricultores familiares de Mimoso do Sul realizam o sonho da terra própria

Nesta quarta-feira (13), foram entregues na Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável as escrituras da terra aos beneficiários do Crédito Fundiário da Associação dos Agricultores Familiares do Córrego do Jardim, localizada nos Pontões, distrito de Conceição de Muqui.

O projeto foi elaborado pela empresa MARTSUR Assessoria Agrícola e Topográfica LTDA e contou com o apoio do Banco do Brasil por meio do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). Foram beneficiadas dez famílias de agricultores familiares, e cada uma comprou aproximadamente um alqueire de terra que poderá ser pago em 20 anos com juros subsidiados.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma Política Pública do Governo Federal criado para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais.

Os beneficiários são aprovados pelo CNDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, passam por análise do IDAF/UTE (Unidade Técnica Estadual) e do CEDRS (Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável) e posteriormente os projetos são enviados para o Banco do Brasil para aprovação cadastral. Estando tudo certo, os agricultores assinam a escritura e o proprietário recebe o valor combinado.

O município de Mimoso do Sul já conta com 410 famílias beneficiadas pelo Programa.

Fonte: http://www.mimosoinfoco.com.br/social/agricultores-familiares-realizam-o-sonho-da-terra-propria/