19/05/2017 13h47

Alimentação segura: Idaf orienta sobre Serviço de Inspeção Oficial

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, nessa quinta-feira (18), do Workshop sobre Serviço de Inspeção Oficial. O encontro aconteceu no Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) de Piúma, no Sul do Estado, reunindo secretários municipais de agricultura e respectivas equipes técnicas, além de produtores rurais da região.

A palestra foi conduzida pelo chefe da seção de Inspeção e Fiscalização de Produtos de Origem Animal do Idaf, o médico veterinário Alan Paulo Moreira Teixeira, e pela médica veterinária da equipe, Luzia Miyuki Amano.

Segundo Alan Paulo, o objetivo foi orientar quanto à estrutura necessária para implantação do Serviço de Inspeção Oficial nos municípios. “O registro das indústrias de produtos de origem animal junto ao serviço de inspeção é obrigatório, podendo ser municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal. O SIM é coordenado localmente por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Por isso, é importante que o serviço esteja estruturado adequadamente, com equipe técnica capacitada, de forma a garantir que o produto que chega à mesa da população não ofereça risco à saúde”, explicou.

O evento foi organizado pelo Território Sul Litorâneo (TSL), que envolve os municípios Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta, Piúma, Iconha, Marataízes, Itapemirim, Rio Novo do Sul e Presidente Kennedy.

Atualmente, no Espírito Santo, 32 municípios contam com o SIM regulamentado. São eles: Alegre, Alfredo Chaves, Aracruz, Baixo guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Guaçui, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Itapemirim, Itarana, Linhares, Marechal Floriano, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vila Velha.

Tels: (27) 3636-3774