28/11/2018 16h55 - Atualizado em 29/11/2018 08h46

Alunos de Cariacica participam de palestra sobre inspeção em produtos de origem animal

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, na tarde desta quarta-feira (28), uma palestra educacional com os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Paiva, em Cariacica.

A atividade, conduzida em parceria com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Cariacica, foi ministrada pela médica-veterinária do Idaf Carolina Dadalto e teve como tema central a importância da inspeção dos produtos de origem animal. Ao todo, cerca de 50 alunos participaram da ação.

Durante a palestra, os estudantes conheceram o serviço de inspeção e suas atribuições, aprenderam a identificar um produto inspecionado e quais riscos os produtos não inspecionados podem causar à população. Além disso, houve ainda uma dinâmica onde as crianças se “transformaram” em fiscais, avaliando imagens relacionadas à fabricação de produtos de origem animal e consolidando os conhecimentos adquiridos durante a palestra, por exemplo.

“O objetivo é orientar as crianças sobre os prejuízos que alimentos sem inspeção sanitária podem acarretar à saúde humana. Todo produto de origem animal deve ser proveniente de um estabelecimento devidamente registrado no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal, estadual ou federal. Isso garante que ele tenha passado pela avaliação de um profissional habilitado para evitar que produtos contaminados, por exemplo, cheguem à mesa da população. A ideia é conferir a eles a capacidade de identificar no mercado aqueles produtos que estão de acordo com as exigências sanitárias e repassar essas orientações para seus amigos e familiares”, explicou Carolina.

Susaf/ES

Essa atividade de educação faz parte das ações realizadas pelo Idaf, por meio do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), para fortalecer os serviços de inspeção e auxiliá-los a fomentar atividades similares para serem desenvolvidas em cada município.

“Esse intercâmbio entre o Idaf e os municípios é importante, pois não tínhamos experiência de apresentar esse assunto para as crianças. Saímos daqui animadas com a possibilidade de replicar essas ações também nos nossos municípios como parte do combate à clandestinidade, que é um pré-requisito para adesão ao Susaf”, disse Bruna Mattedi do SIM de Cariacica.

A palestra, inclusive, contou com a participação de representantes de outro serviço de inspeção. “A organização da palestra ficou por conta do SIM de Cariacica, que está realizando adequações solicitadas pelo Idaf com o intuito de aderir ao Susaf/ES. Os demais SIMs foram convidados para participar e o SIM de Guarapari gostou da ideia e veio acompanhar a ação, visando ampliar as ações educacionais no município. A Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp), inclusive, continua à disposição para auxiliar os demais interessados em desenvolver atividades similares”, afirmou a médica-veterinária.

Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Denys Lobo