18/04/2019 15h45 - Atualizado em 22/04/2019 16h25

Blitz identifica irregularidades em cargas na divisa com a Bahia

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) concluiu, nessa quarta-feira (17), mais uma blitz realizada na BR-101, na divisa com a Bahia, para reforçar a fiscalização do trânsito de cargas agropecuárias e florestais na região. Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira (15).

Na ocasião, cerca de 410 veículos foram abordados, tendo sido constatadas irregularidades, como Guia de Trânsito Animal (GTA) em desacordo com a quantidade de equinos transportados. O documento é obrigatório para o transporte desses animais e a precisão e veracidade das informações é fundamental para permitir a rastreabilidade. Os responsáveis pelos animais, que retornavam de um evento no Estado e seguiriam para a Bahia, foram autuados.

Também foi flagrado o transporte irregular de aproximadamente 2.500 quilos de camarão fresco sem certificação zoosanitária. Esses alimentos precisam passar por processo de inspeção em estabelecimento registrado junto ao Serviço de Inspeção Oficial.

Durante a blitz, ainda foram apreendidos 96 frascos e um pacote de agrotóxicos sem identificação e sem nota fiscal, declarados como defensivos biológicos. Alguns dos produtos estavam identificados de forma precária, indicando que se tratavam de agrotóxicos que não possuem cadastro no Idaf nem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo o engenheiro-agrônomo do Idaf Cléber Gonçalves, mesmo agentes biológicos, como neste caso, precisam dos referidos registros, além da receita agronômica para comercialização e uso.

A carga de camarão, oriunda do Rio Grande Norte, era destinada ao Rio de Janeiro, mas não foi liberada para entrar no Espírito Santo, sendo o responsável autuado. Os agrotóxicos foram apreendidos e sua destinação será definida juntamente com o Mapa.

De acordo com a médica-veterinária que participou da blitz, Bruna Firmino, esse trabalho também é essencial para conscientizar os motoristas que transportam cargas agropecuárias e florestais, orientando quanto à documentação exigida e os cuidados necessários durante o transporte.

Francine Castro/ David A. Monteiro

Texto: Francine Castro