02/03/2018 14h58

Camarão em situação irregular é identificado em Bom Jesus do Norte

Uma carga com aproximadamente 1.125 quilos de camarão foi identificada nesta sexta-feira, em Bom Jesus do Norte, na divisa com o Rio de Janeiro, pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Parte dos alimentos não contava com registro no serviço de inspeção oficial, obrigatório para os produtos de origem animal, e o restante era registrado no serviço de inspeção municipal (SIM) de Penha (SC), não sendo possível sua comercialização no Espírito Santo.

Segundo o técnico do Idaf Thiago Oliveira Borges, sem a inspeção, não há como garantir que os alimentos tenham passado por verificações higiênico-sanitárias para resguardar a saúde dos eventuais consumidores. “Por isso, a carga não foi liberada para entrar no Estado, tendo retornado à origem”, explicou.

De acordo com o técnico Rummenigge Pedro Campos, o veículo era proveniente de Navegantes (SC) e os produtos seriam comercializados em Vila Velha (ES). O responsável pela carga receberá multa, cujo valor ainda será definido pelo Idaf.

Serviço de Inspeção Oficial

Todo produto de origem animal, como carne, peixes, queijos, entre outros, deve, obrigatoriamente, ser registrado no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). Ao adquirir algum desses alimentos, o consumidor deve ficar atento quanto à presença do carimbo do serviço de inspeção nas embalagens. Os alimentos processados de forma clandestina não adotam as exigências sanitárias preconizadas pela legislação, colocando em risco a saúde do consumidor.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504