09/08/2017 10h49

Dados do CAR são apresentados para Conselho de Desenvolvimento Rural

O panorama de adesão ao Cadastro Ambiental Rural no Espírito Santo foi apresentado, nesta terça-feira (08), ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). A apresentação foi feita pelo chefe da Seção de Controle Florestal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf), Pedro Heyerdahl de Sá.

 

Segundo o gerente de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), José Arcanjo Nunes, secretário executivo do CEDRS, havia uma demanda do Conselho para saber sobre o andamento do CAR. “A apresentação realizada atendeu à expectativa dos participantes e pudemos ter conhecimento do atual cenário dos cadastros, prazos e andamentos. Todas as questões colocadas foram prontamente respondidas, de forma bastante democrática. Ficamos satisfeitos com a qualidade do trabalho que está sendo oferecido pelo Idaf aos produtores capixabas”, disse Arcanjo.

 

Para Pedro Heyerdahl essa foi uma oportunidade de conferir mais visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido de forma massiva pelos servidores do Idaf em praticamente todos os municípios do Estado. “Embora ainda haja um número grande de propriedades com o cadastro pendente, o Espírito Santo tem um diferencial no que se refere ao percentual de cadastros já validados. Na maioria dos Estados, inicialmente está sendo feita a inscrição para que posteriormente os órgãos ambientais validem. Essa etapa está acontecendo de forma concomitante aqui”, explicou o engenheiro agrônomo.

 

Números no ES

 

Os números registrados até junho mostram que cerca de 45% das propriedades já estão em dia com a obrigatoriedade. São mais de 57 mil imóveis cadastrados e mais de 46 mil desses já estão validados pelo Idaf.

 

O Conselho

 

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável é vinculado à Seag. Dentre as diversas atribuições do CEDRS estão as de propor, articular e adequar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável; aprovar e compatibilizar a programação físico-financeira anual dos programas que integram o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável; acompanhar as ações dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); e oferecer subsídios ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CNDRS) na elaboração das propostas anuais de alocação de recursos do Crédito Fundiário, Programa Nacional da Reforma Agrária e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

São integrantes do CEDRS os representantes do poder público estadual, das organizações dos agricultores familiares, das organizações da sociedade civil e das entidades parceiras.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard