22/09/2017 11h44

Desmatamentos na zona rural de Iúna são interrompidos pelo Idaf

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) interrompeu o desmatamento de vegetação nativa em duas propriedades localizadas no Córrego Alto Terra Corrida, zona rural de Iúna. Uma equipe esteve no local na última semana após denúncias anônimas.

 

Ao todo, foi constatado o desmatamento de uma área de aproximadamente 8.500 metros quadrados, entre estágio médio e inicial de regeneração, sem autorização do Idaf para a supressão. O local seria utilizado para plantio de café.

 

O engenheiro agrônomo do Instituto Michell Bahia Dutra Emerick explica que a supressão de vegetação nativa depende de autorização prévia do órgão de defesa que, no Espírito Santo, é o Idaf. “Conforme determinação da Lei Estadual 5.361/1996, a supressão só pode ser autorizada para vegetação em estágio inicial de regeneração, cabendo vistoria do Instituto no local.”

 

Os dois proprietários foram autuados e as áreas embargadas. “No espaço onde havia estágio inicial, portanto passível de autorização, caso o responsável apresente o Cadastro Ambiental Rural (CAR) comprovando que tal área não será computada como reserva legal, poderá ser feito o desembargo. No caso do estágio médio, é necessário apresentação do Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad) de forma a permitir a recuperação do ambiente”, explicou o técnico João Marcos Moulin Gamba.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard