A recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, que abastece cidades como Brejetuba, Afonso Cláudio, Laranja da Terra e Baixo Guandu, foi o tema central da reunião realizada nesta terça-feira (8) entre o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada, e o prefeito de Brejetuba, João do Carmo Dias, presidente do consórcio ambiental da Bacia do Rio Guandu.
O encontro, que contou também com a participação do secretário de Obras e Serviços Urbanos do município, Maxuel Braga, faz parte da série de reuniões que Louzada vem realizando com os prefeitos capixabas desde que assumiu o Idaf, na última semana.
Dias veio solicitar apoio e agilidade do órgão estadual nos processos de licenciamento ambiental que ainda estão sob responsabilidade do Idaf, dentre eles o licenciamento da estrada entre a sede de Brejetuba e a comunidade de São Jorge. O trecho será asfaltado por meio do Programa Caminhos do Campo.
Susaf/ES
Na ocasião, o prefeito também manifestou ao diretor-presidente a intenção do município em fortalecer o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para ter sua equivalência reconhecida para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), permitindo que as agroindústrias de origem animal registradas no município possam comercializar seus produtos em todo o Estado.
“O Idaf vai dar todo o suporte necessário para que esses municípios consigam a adesão ao Susaf/ES. Nosso objetivo é fortalecer esses serviços de inspeção e trabalhar em parceria com todos aqueles que solicitarem nosso apoio”, concluiu o diretor-presidente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Denys Lobo
Texto: Denys Lobo
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br