26/05/2017 10h54

Encontro sobre saúde e inspeção animal é realizado em Laranja da Terra

Raiva, febre aftosa, Guia de Trânsito Animal (GTA) e inspeção de produtos de origem animal. Esses foram os temas abordados durante o “1° Encontro de Saúde e Inspeção Animal” promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), nessa quinta-feira (25), em Laranja da Terra.

De acordo com o chefe do Escritório Regional do Idaf em Cariacica, Carlos Nogueras, o objetivo foi esclarecer dúvidas sobre esses assuntos e alinhar informações junto aos produtores e a lideranças locais. “Laranja da Terra registrou, por exemplo, o último caso de raiva humana do Estado. Em 2016, o Idaf recebeu três amostras para análise laboratorial e, em 2017, foram cinco amostras analisadas, sendo todas negativas. É importante debater o tema para evitar a ocorrência da doença. Também é necessário discutir a vacinação contra febre aftosa. O município tem atualmente um rebanho de aproximadamente 22 mil animais em 664 propriedades. Outro ponto importante é a reestruturação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que está sendo almejada pelo poder público local”, explicou Nogueras.

Prática

Os participantes também tiveram a oportunidade de identificar, na prática, as características dos morcegos hematófagos. “Trouxemos o animal empalhado para facilitar a compreensão e exemplificar os tipos de morcego”, disse Nogueras.

O evento foi gratuito e as palestras foram ministradas pelos médicos veterinários Carlos Nogueras, Talita de Carvalho Fonseca e Carolina Dadalto Borgo, reunindo aproximadamente 30 participantes.