Estudantes do 4º ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola de Vinhático, em Montanha, participaram de Oficina sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação foi realizada pelos técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Dalvan Gonçalves Mendes e Paulo Vinicius Alves Peruchi, nessa quinta-feira (25).
Segundo Dalvan, o objetivo foi orientar os alunos sobre o CAR, que é uma exigência do Código Florestal Federal implementado em 2012. “O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais, sendo pré-requisito para a emissão de licenciamento ambiental, venda ou transferência da propriedade, acesso a crédito rural e outras atividades ou autorizações. Como a maior parte dos estudantes moram na zona rural, é importante que eles saibam dessa obrigatoriedade e da importância da execução”, explicou.
O CAR deverá integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais de todo país. “Por meio dessa ferramenta, será possível mapear as APPs que precisam ser recuperadas bem como delimitar a preservação das áreas de Reserva Legal, auxiliando na gestão dos remanescentes florestais do Espírito Santo, por exemplo”, disse Paulo Peruchi.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504