15/04/2019 14h34 - Atualizado em 15/04/2019 15h57

Estudantes de Apiacá recebem orientações sobre conservação do solo

Por ocasião do Dia Nacional de Conservação do Solo, comemorado no dia 15 de abril, alunos do 8° e 9° anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Monteiro de Barros, na comunidade de Batatal, zona rural de Apiacá, participaram de palestra sobre o tema. O assunto foi abordado pelo engenheiro-agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Bruno Campbell nesta segunda-feira (15).

 

“Entendemos ser fundamental abordar com os alunos conceitos que podem ser experimentados na prática agrícola, que é a principal atividade da comunidade do entorno da escola. Eles também são incentivados a replicar esse conhecimento, fazendo com que técnicas conservacionistas de solo possam ser adotadas por um número maior de agricultores locais”, explicou Campbell.

 

Conservação do solo

 

Dentre as possíveis práticas de conservação do solo, estão o terraceamento, a rotação de culturas, a proteção da vegetação nativa e o reflorestamento, que auxiliam no combate à erosão. Por outro lado, ações inadequadas, como desmatamento, queimadas e revolvimento excessivo do solo, por exemplo, contribuem para o empobrecimento e podem levar até à desertificação.

O Idaf atua na fiscalização e no cumprimento das normas legais no que se refere ao uso e à conservação dos solos, além da defesa florestal do Estado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ David Monteiro

Texto: Francine Castro

Tel: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard