01/06/2023 20h11

Governo do Estado reúne municípios para nivelar ações preventivas de contenção da gripe aviária

Representantes de 15 municípios do Espírito Santo estiveram reunidos, nesta quinta-feira (1º), para nivelamento de informações e estabelecimento de ações preventivas para contenção da gripe aviária. O encontro foi coordenado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e contou com a participação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), da Secretaria da Saúde (Sesa), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES) e da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves).


De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o objetivo foi alinhar com os municípios onde há criações de aves registradas as estratégias de contenção da influenza aviária. “Estamos atuando de forma intensa para impedir a disseminação da doença, que, até o momento, atinge as aves silvestres. Precisamos que todos os órgãos estejam articulados e preparados em caso de foco, sobretudo se houver contaminação de aves domésticas e comerciais. O Estado tem sido elogiado no âmbito federal pela condução das ações de contingência, mas é preciso que todos estejam devidamente orientados e alinhados com as diretrizes preconizadas no Plano Nacional de Vigilância de Influenza Aviária”, destacou Bergoli.


Meio Ambiente


O secretário de Estado do Meio Ambiente, Filipe Rigoni, destacou a atenção que os agentes de fiscalização ambiental devem ter ao fiscalizar as granjas, respeitando rigorosamente o vazio sanitário. “No caso de pessoas que realizaram viagens internacionais, o período é de 14 dias; e para aqueles que tiveram acesso a outros estabelecimentos avícolas ou de aves silvestres, deve ser respeitado um intervalo de 72 horas. Também é fundamental que esses profissionais se identifiquem no portão de acesso, seguindo as recomendações e orientações dos estabelecimentos, como a troca de roupas e assinatura de livro/questionário de controle de acesso”, afirmou Rigoni.


O secretário ainda informou que a Seama trabalha, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a Superintendência do Patrimônio da União (SPU/ES) e a Capitania dos Portos, a elaboração de um documento que prevê a restrição de acesso às ilhas, de modo a preservar a saúde humana.


Vigilância


O diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, destacou o trabalho de excelência que vem sendo executado por todo o quadro técnico do Idaf. “Sob a coordenação da Gerência de Defesa Sanitária e Inspeção Animal, o Serviço Veterinário Oficial do Espírito Santo tem demonstrado completo preparo para desempenhar as atribuições inerentes à sua atuação, atendendo aos preceitos legais, e atuando persistentemente desde o primeiro registro de suspeita da doença”, pontuou Monteiro.

O diretor técnico do Idaf, Janil Ferreira, informou sobre o apoio da Gerência de Educação Sanitária e Ambiental para a realização de ações com os municípios, de modo que o poder público municipal possa atuar como disseminador das orientações à população e aos setores envolvidos.


Setor produtivo


Para o diretor executivo da Aves, Nélio Hand, a reunião foi muito importante, porque conseguiu atingir quase todos os municípios com produção mais expressiva na avicultura comercial. “Alinhamos isso com a Seag e foi relevante transmitirmos essas informações para que esses representantes dos munícipios nos ajudem a difundir informações para os consumidores e as propriedades rurais de pequeno porte, com avicultura de subsistência. Agora seguimos na linha de replicar as informações para as pessoas que estavam presentes na reunião e também, na sequência, vamos manter contato com esses munícipios, no sentido de trabalhar ações preventivas para o caso de alguma incidência aviária em aves comerciais, visando estarem preparados para lidar com essas situações de emergência", considerou Hand.


Participaram da reunião os municípios de: Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Guarapari, Itarana, Jaguaré, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Sooretama, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.



Informações à imprensa:


Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694
Rafael Gomes
(27) 99785-7697
comunica.seag@gmail.com

Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99946-7504

Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard