20/06/2018 15h28

Idaf alerta para cuidados nas lavouras de mamão

O mosaico e a meleira são as principais doenças que atingem as lavouras de mamão e a ausência dos cuidados obrigatórios pode afetar até 100% da produção em poucos meses. Por isso, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) alerta os produtores quanto à necessidade de manter as ações de controle por meio do corte seletivo (roguing), minimizando os prejuízos.

 

O diretor técnico do Idaf, Ezron Leite Thompson, lembra que o procedimento é obrigatório. “A única forma de evitar que essas doenças se espalhem e destruam toda a lavoura é por meio do corte das plantas doentes, uma vez que o vírus só se propaga em organismos vivos. A manutenção das plantas doentes propicia a transmissão do vírus em progressão geométrica, atingindo, inclusive, as plantações do entorno. Com o roguing, a produção pode ser mantida até o ciclo final, minimizando os prejuízos”, orientou Thompson.

 

A fiscalização tem sido intensificada pelo Idaf complementarmente às atividades de inspeção e proteção das lavouras do Estado, sobretudo no norte do Estado, onde a produção é mais expressiva.

 

Entre os dias 11 e 19, foram realizadas 90 inspeções em propriedades de Conceição da Barra, Boa Esperança, Jaguaré, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, São Mateus e Vila Valério. Desde a última segunda (18), as fiscalizações estão acontecendo também em Aracruz, Linhares e Sooretama e a previsão é que aproximadamente 100 lavouras sejam vistoriadas nesses municípios.

 

Mosaico e meleira

 

O mosaico e a meleira do mamoeiro são doenças que podem limitar o crescimento das plantações e provocar muitos prejuízos. Por isso, o Idaf orienta que os pomares sejam inspecionados semanalmente e que os mamoeiros doentes ou suspeitos de contaminação sejam eliminados.

 

Não há como impedir que esses vírus cheguem às lavouras, mas o controle por meio do roguing garante a produção. A insistência de alguns produtores em manter as plantas doentes pode acarretar uma perda ainda maior.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

Tópicos:
mosaico, meleira, mamão, roguing
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard