10/10/2024 11h16

Idaf assina acordo de cooperação técnica com a Andav

Objetivo do acordo de cooperação técnica é ampliar a divulgação sobre a atuação do Idaf.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) acaba de firmar um acordo de cooperação técnica com a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav). A assinatura do documento aconteceu, nessa terça-feira (08), durante reunião da Andav com os associados do Espírito Santo, na área de evento de um hotel, localizado na Praia do Suá, em Vitória.

O documento foi assinado pelo diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, e pelo diretor técnico, Eduardo Chagas, na companhia do gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal, Márcio Gama. Representando a Andav, assinaram o acordo de cooperação técnica, o presidente executivo da entidade, Paulo César Tibúrcio, e o 1º vice do conselho diretor, Marcos Rodrigues Chaves.

De acordo com o diretor geral do Idaf, Leonardo Monteiro, o objetivo do acordo de cooperação técnica é ampliar a divulgação sobre a atuação do Idaf, em relação à fiscalização dos agrotóxicos com foco no comércio. “As ações conjuntas pretendem ampliar a comunicação entre o setor público regulador e as empresas reguladas, facilitando o compartilhamento mais ágil e eficiente das medidas e determinações expedidas pelo Idaf ao setor. A cooperação mútua deve impactar e favorecer também assuntos como a rotina de registro dos estabelecimentos, a padronização de procedimentos, documentos, formulários e certificados e a realização conjunta de treinamentos e capacitações voltados aos fiscais do Idaf e aos responsáveis técnicos das empresas associadas à Andav”, disse.

O diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas explicou que a cooperação entre as partes pretende estreitar a distância entre o Idaf e o setor regulado, conferindo mais eficácia ao processo de fiscalização e excelência ao segmento do comércio, importante elo da cadeia dos agrotóxicos no Estado. “Elaboramos um projeto de lei para instituir a “Semana Estadual do Campo Limpo”, marcando o apoio do poder público aos agricultores, no desafio de aumentar o retorno das embalagens de agrotóxicos à origem, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, consolidado e amplamente conhecido como Sistema Nacional Campo Limpo. Nesta ação, a Andav será um grande parceiro”, esclareceu.

A Andav representa 3.602 associados (distribuidoras de insumos agrícolas e veterinários) em todo Brasil. “Em nome da presidência executiva, eu quero agradecer a oportunidade e colocar nosso time à disposição para essa aproximação e trabalho em conjunto com Idaf”, presidente executivo da Andav, Paulo César Tibúrcio.

Francine Castro / Rafaely Lyra Walter

ascom@idaf.es.gov.br