14/12/2017 10h20

Idaf capacita agentes para vacinação contra brucelose

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), concluirá, nesta quinta-feira (14), a capacitação de agentes de saúde animal que irão realizar os trabalhos de vacinação contra brucelose. O curso teve início na terça-feira (12), no Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim.

 

O treinamento contou com participantes dos municípios de Guarapari, Anchieta, Alfredo Chaves, Itapemirim, Mimoso do Sul, Guaçuí, São José do Calçado, Muniz Freire, Iúna, Conceição do Castelo, Jerônimo Monteiro, Domingos Martins e Afonso Cláudio.

 

A imunização é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses de idade e somente pode ser feita por médico veterinário cadastrado no Idaf ou vacinador sob sua responsabilidade ou ainda por agentes de saúde animal dos sindicatos rurais.

 

De acordo com a médica veterinária do Idaf Daniele da Costa, a vacinação é a principal forma de evitar a doença, sendo necessária apenas uma dose para a vida inteira. A marcação das fêmeas vacinadas é obrigatória, utilizando-se ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado esquerdo da cara do animal.

 

Além do treinamento para vacinação, que foi ministrado pelo médico veterinário do Idaf Nézio Faber, os agentes também foram orientados sobre as principais doenças que atingem o rebanho de bovinos e bubalinos, como brucelose, tuberculose e febre aftosa, e também sobre as exigências sanitárias para o trânsito desses animais.

 

A capacitação também foi realizada em Jaguaré no mês de outubro para agentes do Norte do Estado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard