Instituto participou da categoria entidades públicas, concorrendo com mais 34 projetos de todo País.
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), conquistou o primeiro lugar no “Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para a Defesa Sanitária”. A premiação foi organizada conjuntamente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O anúncio foi feito na última sexta-feira (13). O certificado de primeiro lugar e um tablet, que faz parte da premiação, ainda serão entregues ao Idaf.
O Instituto participou da categoria entidades públicas, concorrendo com mais 34 projetos de todo País. O “Plano Estadual de Educação e Comunicação em Saúde Animal 2020/2021”, que concedeu ao Idaf o primeiro lugar, foi elaborado pela Assessoria de Comunicação, a Gerência de Educação Sanitária e Ambiental e a Gerência de Defesa Sanitária e Inspeção Animal. O plano fomenta ações educacionais e de comunicação, visando à importância da notificação de suspeitas ou ocorrências de doenças em animais de produção, junto ao instituto.
De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o plano criado para comunicar e efetuar ações educacionais de atenção à saúde animal, de forma articulada entre o Idaf e o produtor rural, é crucial para a defesa animal do Estado. “Muitas doenças podem causar sérios impactos na produção animal e na saúde humana, e o diagnóstico rápido e a pronta reação são essenciais para impedir a disseminação e permitir seu controle ou erradicação. Quero parabenizar todos que trabalharam duro na criação deste importante plano, o reconhecimento que ele recebeu em nível nacional é o reflexo do trabalho sério, brilhante e fundamental realizado por esses servidores”, disse Louzada.
Plano Estadual de Educação e Comunicação em Saúde Animal 2020/2021
As ações propostas no Plano Estadual de Educação e Comunicação em Saúde Animal 2020/2021 foram desenvolvidas no segundo semestre de 2020 e durante o ano de 2021, entretanto, têm caráter contínuo e preveem o monitoramento e a avaliação das ações, de modo a verificar a necessidade de ajuste das estratégias adotadas, atualizando o planejamento para os anos subsequentes.
No âmbito da comunicação, foi realizada a produção de vídeos, a divulgação de cards nas redes sociais, informativos, matérias institucionais e a divulgação do tema para à imprensa.
Nas ações educativas e organizacionais comtemplam o treinamento para médicos-veterinários credenciados ou habilitados, palestras em instituições de Ensino Superior, reuniões com produtores rurais e capacitação dos servidores.
Texto: Rafaely Lyra
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 98163-0601
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br