22/09/2023 16h44 - Atualizado em 26/09/2023 14h50

Idaf desenvolve projeto de preservação de recursos hídricos com alunos do Ensino Fundamental em Santa Teresa

Alunos plantaram árvores em alusão ao Dia da Árvore para preservar nascente.

Mais uma vez, o projeto “Água de tabocas”, criado por servidores da gerência local de Santa Teresa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), reuniu alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental EMEF “Vale de Tabocas” para uma ação de preservação dos recursos hídricos. A atividade de educação ambiental aconteceu, nessas quarta-feira (20) e quinta-feira (21), em alusão ao Dia da Árvore, com o plantio  de mudas de árvores nativas em torno de uma nascente na comunidade Tabocas, região rural de Santa Teresa.

De acordo com a servidora do Idaf e uma das idealizadoras do projeto “Águas de Tabocas”, Jordana Plotegher, conta que as atividades tem acontecido de forma dinâmica, referindo-se à água como um bem valioso e a preservação como responsabilidade de todos. “O plantio de árvores ajuda a recuperar as nascentes, por isso, realizamos esta atividade. As nascentes, por sua vez, são de suma importância para o equilíbrio ambiental, elas fornecem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, também são fonte de vida para outros organismos. E para que as nascentes continuem vivas, é fundamental cuidar de seu entorno”, ressalta.

Jordana Plotegher explica ainda que o projeto já realizou 19 encontros com os alunos, por meio de palestras, visitas técnicas, roda de conversas, dia de campo e aulas de artes. Estes trabalhos resultaram em maquetes, pinturas, desenhos e textos feitos pelos alunos sobre o tema: preservação dos recursos hídricos.

“A ideia foi tão aceita pela comunidade e pelos alunos que esses trabalhos feitos por eles serão expostos ao público na galeria de Artes do Espaço Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Teresa. Além do mais, estamos conseguindo recuperar a nascente que fica na comunidade onde acontece o projeto”, pontua.

Conheça o projeto

No ano de 2022, a escola “Vale de Tabocas” foi selecionada em parceria com a
Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa para execução do projeto “Idaf na escola”, com palestras e atividades pedagógicas. Como resultado desta ação, a instituição de ensino apontou o desafio de recuperar as nascentes de água próximas à escola, uma vez que se tem observado a redução deste bem natural e consequências direta na produtividade da comunidade.

Considerando a emergência de introduzir a educação ambiental nos espaços
escolares não desconectada da realidade socioambiental, o projeto “Águas de Tabocas” se propõe a levar discussões e ensinamentos sobre a importância da preservação dos recursos hídricos a adolescentes da comunidade.

O projeto realizou um diagnóstico das nascentes de água existentes nas propriedades onde os alunos
da comunidade Vale de Tabocas residem, a partir do protagonismo dos estudantes, apresentando-o por meio de manifestações artísticas (foto, maquete, desenhos), produções científicas e técnicas.

O projeto é coordenado pelo Idaf e conta com a parceria institucional da escola e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Texto: Rafaely Lyra

Assessoria de Comunicação do Idaf