09/02/2021 16h44

Idaf discute adesão ao Susaf/ES para Muniz Freire

Reunião marca início do planejamento para melhor estruturação e fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Muniz Freire.

Na tarde dessa segunda-feira (08), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) promoveu uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Muniz Freire, Jonatas de Almeida, para tratar da adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES).

Segundo a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto, a reunião marca o início do planejamento para melhor estruturação e fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com o objetivo de habilitá-lo para a adesão ao Susaf/ES. “Ficamos felizes que a Secretaria de Agricultura de Muniz Freire tenha sinalizado interesse na adesão ao Susaf/ES. A equivalência será um passo importante para o desenvolvimento agroindustrial do município”, pontuou a subgerente.

De acordo com o secretário municipal, o Susaf/ES é fundamental para o crescimento de agroindústrias no município. “Pensando no futuro das agroindústrias e na ampliação de mercado, colocamos como prioridade no planejamento do município a adesão ao Susaf, tendo em vista o sucesso que trouxe a adesão em vários outros municípios”, conta Jonatas de Almeida.

Susaf/ES

O Susaf/ES promove a equivalência entre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte, de origem animal do Estado. Isso significa que a comercialização a partir desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender a todo o Estado, desde que o município tenha aderido ao sistema.

Texto: Rafaely Lyra

Assessoria de Comunicação do Idaf