O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) disponibilizou para a Secretaria da Saúde (Sesa), uma câmara frigorífica e dois ultrafreezers, que poderão ser utilizados para armazenamento de vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19), inclusive, a temperaturas de até -86 °C, e também para conservação de testes com amostras de swab. Os equipamentos deverão ser retirados pela equipe do Laboratório Central (Lacen-ES), até a próxima quinta-feira (21).
De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, desde o início da pandemia, o Instituto tem tido a possibilidade de apoiar as ações do Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. “É fundamental que os órgãos possam se unir nesse trabalho de combate ao vírus e de prestação de serviço à população capixaba. Tivemos a oportunidade de ceder equipamentos e pessoal para diagnóstico da doença e agora poderemos contribuir com os freezers que poderão armazenar tanto vacinas quanto testes. Essa integração é importante para tentarmos, na medida do possível, reduzir os impactos que já estamos enfrentando”, considerou.
O gerente de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Thiago Farias, explica que a câmara frigorífica pode armazenar até 145 mil doses de vacinas e cada ultrafreezer tem capacidade para até 35 mil doses.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99946-7504