29/12/2023 15h46 - Atualizado em 04/01/2024 10h27

Idaf doa equipamentos de topografia ao Ifes de Vitória

O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) em exercício, Eduardo Chagas, entregou sete receptores Global Navigation Satellite System (GNSS) para serem utilizados nas atividades práticas do Departamento de Geomática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. A entrega foi feita ao coordenador da Pós-graduação em Georreferenciamento de Imóveis, o professor Francisco de Deus Fonseca Neto, no início de dezembro.

“Ficamos felizes em contribuir de alguma forma com o aperfeiçoamento da prática acadêmica. O Idaf vem renovando seu acervo de equipamentos de topografia ao longo dos últimos anos e, com isso, tem a oportunidade de efetivar essas doações. Em breve outras cinco unidades serão substituídas e também serão repassadas ao Ifes, aprimorando as atividades práticas desenvolvidas pelos futuros profissionais”, pontuou Chagas.

O gerente de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider, explicou que está sendo feita uma substituição gradativa por sistemas com novas tecnologias, que oferecem mais agilidade nos serviços. “Os equipamentos de GNSS são aplicados em muitas atividades do nosso dia a dia, desde medições topográficas, locação de estradas, elaboração de mapas diversos, entre outros. Esses aparelhos utilizam sinais emitidos por satélites para marcar o posicionamento de pontos de interesse e, no Idaf, são usados para a medição de imóveis rurais e urbanos”, explicou Schineider.

De acordo com o coordenador Francisco de Deus Neto, do Ifes, os modelos doados pelo Idaf permitirão aos estudantes acompanhar todo o ciclo de coleta e cálculo dos dados. “Com isso, os alunos terão o aprendizado completo da rotina de serviço, desde a captura do sinal emitido pelo satélite até o processamento do ponto exato de localização na superfície da Terra”, destacou o professor.

Texto: Francine Castro

Assessoria de Comunicação do Idaf