25/06/2018 16h41 - Atualizado em 26/06/2018 17h07

Idaf e Bandes assinam acordo para fomento das agroindústrias de pequeno porte

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) assinaram, nesta segunda-feira (25), Acordo de Cooperação Mútua visando ao fomento das agroindústrias de pequeno porte do Estado. A assinatura aconteceu durante o Seminário do Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas, em Domingos Martins.

 

Com o acordo, serão disponibilizados R$ 10 milhões para financiamento de adequações e modernizações de agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) ou no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf).

 

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, o objetivo é contribuir para a obtenção ou manutenção do registro sanitário desses empreendimentos. “Recentemente foi sancionada a lei das agroindústrias, que contam agora com legislação exclusiva para regularização por meio do Siapp. Esses recursos serão essenciais para que os estabelecimentos possam se estruturar e, assim, ampliar a comercialização”, disse.

 

Apresentação da lei

 

Durante o evento, Júnior Abreu aproveitou para divulgar e explicar aos produtores da região sobre a nova lei da agroindústria, que tem o objetivo de regularizar os pequenos empreendimentos que trabalham com produtos de origem animal.

 

A expectativa do Idaf é registrar cerca de 150 agroindústrias até o final do ano, possibilitando a comercialização em todo Espírito Santo.

 

"O objetivo principal dessa lei é focar na qualidade final do produto. Queremos auxiliar aqueles que produzem com qualidade, a se regularizar e ampliar seu mercado", finalizou o diretor-presidente.

 

Agroindústria

 

O empreendimento considerado como agroindústria de pequeno porte, para efeito da Lei Estadual nº 10.837/2018, deve ser destinado exclusivamente ao processamento de produtos de origem animal, possuir área útil construída não superior a 200 metros quadrados e utilizar mão de obra familiar nas atividades econômicas (sendo permitida a contratação de até cinco funcionários). Quanto à localização, pode estar em zona rural ou urbana, sendo que os produtos devem ter características tradicionais, culturais ou regionais e utilizar matérias-primas produzidas na região.

 

Como acessar o financiamento

 

O produtor pode fazer uma simulação no site ou no aplicativo para smartphones. Basta responder algumas perguntas para saber que tipo de crédito é o ideal. O atendimento pode ser feito presencialmente na sede do Bandes. Pelo site, o interessado pode acessar os endereços dos parceiros consultores em todos os municípios capixabas.

 

Informações sobre linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202 ou www.bandes.com.br

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do Bandes

Leonardo Iannone

Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444

Bárbara Deps Bonato

Tel.: (27) 3331-4352

comunica@bandes.com.br

www.facebook.com/bandesonline

 

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard