26/08/2016 16h09 - Atualizado em 30/08/2016 14h05

Idaf é convidado especial da Feira de Ciências de Paraju

A médica veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Carolina Dadalto Borgo foi a convidada especial da XV Feira de Ciências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gisela Salloker Fayet, que terminou nesta sexta-feira (26), no distrito de Paraju, em Domingos Martins.

Carolina Dadalto falou sobre “A importância da inspeção dos produtos de origem animal”, já que este ano a feira traz como tema “Ciência alimentando o Brasil”. “O objetivo foi orientar as crianças sobre os prejuízos que alimentos sem inspeção sanitária podem acarretar à saúde humana. Todo produto de origem animal deve ser proveniente de um estabelecimento devidamente registrado no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal, estadual ou federal. Isso garante que ele tenha passado pela avaliação de um profissional habilitado para evitar que produtos contaminados, por exemplo, cheguem à mesa da população. A ideia é conferir a eles a capacidade de identificar no mercado aqueles produtos que estão de acordo com as exigências sanitárias e repassar essas orientações para seus amigos e familiares”, explicou a médica veterinária.

Carolina Dadalto deu início, em 2012, ao projeto “Pequenos Defensores”, nos municípios de Itaguaçu e Itarana e depois difundiu para outras regiões. A inciativa prevê a conscientização de crianças e adolescentes quanto às ações de defesa sanitária animal para que, junto com o Idaf, também atuem como defensores, levando informações às suas famílias e contribuindo para o bem-estar no campo.

Feira de Ciências

No evento, os estudantes buscam por problemas vividos na região e procuram propor soluções, tornando os projetos por eles desenvolvidos com relevância e aplicabilidade social. Os professores orientadores direcionam os questionamentos dentro da perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e do ambiente.

As pesquisas são desenvolvidas ao longo do primeiro e do segundo trimestres e apresentadas ao público em agosto por meio de 36 projetos que propõem alternativas para o desenvolvimento social e econômico da região. A feira é aberta ao público e, na última edição, foi visitada por 1,8 mil pessoas.

Em 2015, o tema foi “Luz, Ciência e Vida” e teve como convidado especial o médico veterinário, professor e pesquisador Marcelo Vivacqua, medalha de ouro no Salão do Inventor de Genebra com o Orcante – um medicamento que é capaz de tratar o câncer em animais.

Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504