22/01/2020 10h59 - Atualizado em 22/01/2020 14h36

Idaf inicia plano de teletrabalho para servidores

O plano prevê aumento de 20% na produtividade do trabalho.

O início do plano de teletrabalho para os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Espírito Santo (Idaf) foi aprovado pelo Comitê de Monitoramento de Teletrabalho/Manifestação do Governo do Estado. A iniciativa de adotar a modalidade partiu da diretoria do Instituto.

Desde 2018, a modalidade pode ser adotada através da Lei Complementar Nº 874, sancionada pelo Governo do Estado que institui o teletrabalho no âmbito do Poder Executivo Estadual.

De início, o plano de estudos prevê a modalidade de trabalho para um servidor do instituto lotado no setor de Núcleo de Projetos Especiais, no intuito de aumentar a eficiência e produtividade métrica do Subprojeto de Aquisição de Terra (SAT), dado a natureza do trabalho, sua complexidade, e repercussão social, e por se tratar de um trabalho de análise individual, portanto mensurável e adequado para a modalidade de teletrabalho.

Segundo o diretor-técnico do Idaf, Fabrício Fardin, o modelo de teletrabalho proporciona economia e celeridade, trazendo benefícios ao contribuinte e ao órgão. “Esta modalidade de trabalho promove a cultura guiada a resultados, sendo estes mensuráveis, com foco em entregas e incremento da eficiência de serviços voltados à sociedade capixaba, o servidor se torna responsável em criar e manter toda a estrutura de trabalho, visando o aumento de 20% na execução das metas, o que propiciará em ganho para a coletividade”, disse Fardin.

Caso o plano supere as expectativas, o número de servidores participantes pode aumentar, não ultrapassando o valor de 20% do total de servidores previstos na Lei.

Como vai funcionar?

O servidor contemplado a realizar o teletrabalho terá que comparecer no instituto semanalmente para realizar a entrega das demandas e outras atividades necessárias à manutenção do fluxo do teletrabalho, respeitando todas as demais obrigações constantes no Termo de Compromisso. Ele também terá que providenciar e custear as estruturas físicas e tecnológicas necessárias e compatíveis com as atividades a serem desenvolvidas no teletrabalho.

O servidor terá que manter contato com a chefia imediata por meio de e-mail institucional, telefone ou mensagens a fim de informar o andamento das atividades, além de estar sempre disponível no horário do expediente. O servidor será monitorado pela chefia imediata, que irá acompanhar os resultados, atestar a execução das atividades desempenhadas e encaminhar um relatório mensal para o setor de recursos humanos informando se as metas foram cumpridas para o registro do cumprimento da jornada de trabalho.

Texto: Rafaely Lyra

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard