24/03/2017 10h31 - Atualizado em 24/03/2017 11h12

Idaf intercepta carga de mais de 8 mil quilos de banana na divisa do ES com a BA

Mantendo o trabalho de monitoramento nas divisas do Espírito Santo com outros Estados, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) impediu a entrada de 496 caixas de banana, totalizando 8.800 quilos da fruta. A carga, proveniente de Eunápolis (BA), estava sem a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), e foi interceptada, no início desta semana, na barreira sanitária do Instituto, em Pedro Canário.

 

A PTV é obrigatória no trânsito interestadual, sendo fundamentada por um Certificado Fitossanitário de Origem (CFO). “Sem o documento, não é possível garantir a sanidade do produto. A partir do CFO, que é emitido por um engenheiro agrônomo habilitado, podemos saber se a carga está adequada, evitando a disseminação de pragas que possam afetar as lavouras capixabas”, explicou o engenheiro agrônomo do Idaf Ivan Junior de Souza Vieira.

 

Equinos também em situação irregular

 

No mesmo dia, também foram encaminhados de volta ao local de origem 16 equinos, que estavam sendo transportados com documentação irregular. Dois veículos eram provenientes de Teixeira de Freitas (BA) e um terceiro oriundo de Minas Gerais.

 

Segundo a médica veterinária do Idaf Bruna Cruz, alguns animais estavam sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o transporte, e outros não apresentavam os exames obrigatórios como o de mormo, de anemia infecciosa equina (AIE), o atestado de influenza, entre outros.

 

 Os responsáveis foram autuados e os veículos não puderam ingressar com os animais no Estado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard