As assistentes sociais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Josicleia Stelzer Zanelato e Grazieli Galvani Mariano Cardozo participaram, nesta segunda-feira (15), do VIII Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, organizado pelo conselho representativo da classe. O evento aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, reunindo professores e estudantes da área em questão.
Por ocasião do Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio, o objetivo do evento é debater questões como as perdas de direitos da classe trabalhadora, com oficinas temáticas. No encontro também ocorreu a posse da nova gestão do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) para o triênio 2017-2020.
Na ocasião, Josicleia ministrou a oficina “Serviço Social e Saúde do Trabalhador”, compartilhando um pouco de sua prática profissional. “O Serviço Social, como uma especialização do trabalho coletivo, enfrenta o desafio de exercer sua autonomia relativa, mobilizando competências em direção à construção de processos de trabalho que fortaleçam a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores”.
As demais oficinas abordaram os temas: Política de Assistência Social e Financiamento; Sindicalização; Reforma Psiquiátrica e Políticas de Saúde Mental; e As relações com os usuários: sigilo e as normativas a partir de dimensões da profissão.
Também houve o debate “Na luta de classes não há empate: a importância da organização política da categoria”, coordenado pelas assistentes sociais Fátima Grave e Francine Helfreich, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br