16/08/2019 16h24 - Atualizado em 21/08/2019 17h14

Idaf obtém aprovação de propostas para compra de terras pelo CEDRS

O Instituo de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), através da Unidade Técnica Estadual (UTE), obteve a aprovação de 57 propostas de compras de terras pelo crédito fundiário. As propostas foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CEDRS) nessa quarta-feira (14) e somam R$6.600.000,00

As ofertas passam por análise do banco e posteriormente será feita a contratação (compra das terras).

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, o Crédito Fundiário representa uma importante política para a agricultura familiar.

“Permite que os trabalhadores rurais adquiram pequenas propriedades e se tornem produtores, tudo seguindo critérios técnicos bem definidos. A Seag, por meio do Idaf, com apoio do CEDRS, tem dado prioridade ao andamento dessas propostas como forma de oportunizar o acesso à terra também para os jovens e mulheres rurais”.

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, comemora o resultado obtido. “A aprovação das 57 propostas pelo CEDRS marca o início de uma nova fase da nossa UTE, queremos não apenas atingir a meta estabelecida, mas também ampliá-la. Dessa forma, beneficiar o maior número possível de pequenos agricultores no Estado”, disse.

Para o coordenador da UTE, Isidório Simões, a aprovação é um reflexo positivo da ampliação de sua equipe. “A atenção especial que a atual diretoria do Idaf tem dado à nossa equipe, ampliando o número de servidores, foi determinante para obter esse resultado positivo”, pontuou.

Confira, abaixo, a lista dos imóveis beneficiados:

Alto Rio Novo

- Sítio Poço da Anta (2 imóveis)

- Sítio Esperança (7 imóveis)

- Sítio Laranjeiras (1 imóvel)

- Sítio Reis (1 imóvel)

- Sítio Monte Carmelo (2 imóveis)

- Sítio Ebenézer (5 imóveis)

- Fazenda Volta Bonita (3 imóveis)

- Sítio Boa Esperança (1 imóvel)

- Sítio Cantinho do Céu (2 imóveis)

- Sítio São Pedro (3 imóveis)

Alegre

- Fazenda Feliz Lembrança (30 imóveis)

Sobre o PNCF

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento. Os recursos ainda podem ser usados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo e na contratação de assistência técnica e extensão rural (Ater).

Além de adquirir a terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.

Texto: David A. Monteiro / Luciano Vieira de Aguiar

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag

Luciano Vieira de Aguiar / Carlos Pereira

(27) 3636-3700 / 3651

comunica.seag@gmail.com

Assessoria de Comunicação do Idaf

Francine Castro/ David A. Monteiro

Tel.: (27) 3636-3774 / 98163-0601

comunicacao@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard