22/06/2017 15h00

Idaf participa da 4ª Favesu em Venda Nova do Imigrante

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo estará presenta na 4ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), que começa nesta quinta-feira (22), a partir das 14 horas, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante, e se estende até esta sexta-feira (23).

 

O Instituto estará com um estande no local, durante todos os dias do evento, onde uma equipe estará disponível para esclarecer dúvidas dos produtores rurais sobre registro de estabelecimentos avícolas comerciais, licenciamento ambiental e registro no Serviço de Inspeção Oficial.

 

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, esse tipo de inserção é essencial para que o Instituto esteja cada vez mais próximo do produtor. “É uma grande oportunidade para que os avicultores e suinocultores da região esclareçam suas dúvidas e sejam orientados sobre as atividades inerentes ao Idaf. Com isso, esperamos ampliar o número de estabelecimentos regularizados, garantindo a oferta de um produto de qualidade à população capixaba”, disse.

 

Concurso de qualidade de ovos

 

Este ano, a Aves e a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana incluíram na programação da Favesu o 1º Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba e o 3º Concurso de Qualidade de Ovos Coopeavi. O chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel, é um dos jurados do concurso.

 

“Esse tipo de iniciativa incentiva a melhoria dos processos de produção, proporcionando ao consumidor um produto de qualidade e que atenda a todas as exigências do mercado, além do enfoque na questão da segurança alimentar, que é fundamental. No concurso são avaliadas características, como textura, tamanho, coloração da casca, entre outras. Perdem pontos  ovos com mancha interna de sangue, desuniformidade de cor da gema e defeito de formato, por exemplo”, disse Fiuza.

 

O Estado do Espírito Santo é um importante produtor de ovos, contando com cerca de 10% da produção nacional, estando na terceira colocação. Santa Maria de Jetibá produz hoje 95% do ovo capixaba, sendo o segundo município brasileiro em produção, ficando apenas atrás de Bastos (SP).

 

Favesu

 

A Favesu é realizada pela Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), sendo o principal ponto de encontro de produtores, gestores, empresários, técnicos, acadêmicos, fornecedores e demais envolvidos diretamente na cadeia produtiva de aves e suínos, além do público consumidor.

 

Para Nélio Hand, diretor executivo da Aves e Ases e coordenador institucional do evento, a Favesu, que está em sua quarta edição, tem se destacado principalmente pela variedade de assuntos que oferece aos seus participantes. “Isso agrega valor ao evento e faz com que ele se torne um dos principais neste segmento em todo o país. Os participantes terão acesso às mais recentes inovações tecnológicas presentes nas atividades e aos principais temas que vêm sendo discutidos”, disse.  

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard