02/09/2016 10h56

Idaf participa da Feira de Tecnologias Sustentáveis em São Mateus

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) esteve presente na Agro+Tec - Feira de Tecnologias Sustentáveis, realizada na quinta (1º) e nesta sexta-feira (02), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de São Mateus (Ceunes).

 

O tema “Licenciamento Ambiental de Barragens para Uso Agrícola” foi apresentado pelo engenheiro agrônomo do Instituto Fábio Altoé Marinato nesta sexta-feira (02). As barragens são essenciais para aumentar a segurança e a reserva hídrica no Estado. O Decreto nº 3623-R trouxe facilidades como a dispensa de licenciamento para estruturas com até um hectare e volume de até dez mil metros cúbicos. Nesses casos, é preciso realizar um cadastro declaratório junto ao Idaf, com auxílio de um responsável técnico, informando a existência do empreendimento na propriedade. “É fundamental o comprometimento de todos para que possamos aumentar cada vez mais o número de barragens regularizadas em todo o Estado”, explicou Marinato.

 

No primeiro dia de evento, a engenheira de alimentos do Idaf Eliany D’Ávila falou sobre “Intoxicação por Alimentos com Resíduos de Agrotóxico”. Segundo ela, não há comprovação de intoxicação humana em função da ingestão de alimento com resíduos de agrotóxicos ao longo da vida. “Sabemos que a intoxicação pode ocorrer pelo contato direto com o produto ou mesmo pela ingestão de alimento logo após a aplicação, por exemplo. Mas são necessários mais estudos ainda quanto à ingestão diária de alimentos que eventualmente estejam com resíduos de agrotóxicos”, explicou.

 

Agro+Tec

 

A Agro+Tec visa trazer as novas tecnologias que apresentam compromissos com a sustentabilidade. São oferecidas diversas palestras, cursos e oficinas, representando a diversidade do agronegócio regional. Dentre os temas abordados, estão: construção de barragens, serviços ambientais, saúde do produtor, resíduos de agrotóxicos em alimentos, hidroponia, métodos alternativos e controle, importância dos nematóides na agricultura e agregação de valor.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard