07/06/2023 14h14 - Atualizado em 07/06/2023 16h58

Idaf participa da Semana do Meio Ambiente em Itapemirim

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) esteve presente, nesta quarta-feira (7), na Semana do Meio Ambiente de Itapemirim, coordenado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A equipe da Gerência de Educação Sanitária e Ambiental (Geduc) do Idaf orientou os participantes sobre os cuidados necessários com a influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP). De acordo com a gerente Andressa Lemos Fernandes, é fundamental que haja consciência por parte da população sobre as medidas que devem ser adotadas caso encontrem alguma ave com sintomas da doença ou ainda para evitar a introdução da IAAP nas criações domésticas e, sobretudo, na produção comercial.

A médica-veterinária do Idaf Alice Ferreira Drummond informou que, por tratar-se de zoonose, é fundamental que as pessoas não toquem nas aves mortas ou com suspeita da doença. “Embora a transmissão ao ser humano seja rara, é possível ser contaminado a partir do contato direto com aves infectadas. Por isso, orientamos a população que, ao avistarem aves com sintomas, como andar cambaleante, dificuldade em voar ou respirar, diarreia ou ainda uma grande mortalidade, não manipulem esses animais e notifiquem imediatamente ao Idaf pelo e-Sisbravet”, pontuou Alice Drummond.

A ação contou ainda com a participação da equipe da unidade do Idaf em Itapemirim.

Influenza aviária

A ocorrência de influenza aviária no Brasil é recente, estando restrita atualmente às aves silvestres. Na região, foram confirmados seis focos positivos para o vírus, sendo quatro em Marataízes, um em Piúma e um em Itapemirim.

As notificações devem ser feitas diretamente pelo e-Sisbravet, no link abaixo, pois há equipes de plantão para esse monitoramento. https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormularioInternet.action.

Texto: Francine Castro

Informações à imprensa: