O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada, participou, nesta terça-feira (25), da Assembleia Geral para eleição da nova diretoria da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
A reunião aconteceu em Brasília-DF e teve a participação de gestores estaduais do meio ambiente de todo o País. Na ocasião, Louzada foi eleito vice-presidente da Regional Sudeste para o biênio 2019-2021.
Sobre a Abema:
A Abema foi criada em 1985, logo após a primeira eleição direta para governadores. Sua criação se deu logo após a aprovação da Lei que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) e a instalação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A entidade teve como objetivo inicial fortalecer as posições dos Estados, então de orientação progressista, em relação ao Governo Federal no debate em âmbito nacional.
Marcada pela pluralidade política, a entidade sempre conseguiu um alto nível de unidade nas suas posições, contribuindo decisivamente para os avanços conquistados pelo setor nos últimos 30 anos. Um dos temas mais importantes para a associação foi a estruturação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), através da gestão compartilhada e descentralizada.
Ao longo desse período, a Abema se organizou através de reuniões com a participação dos dirigentes dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs), com público mais limitado e participação pontual do corpo técnico das suas entidades vinculadas. Suas reuniões ocorreram nas várias regiões do País, muitas vezes com focos temáticos específicos, garantindo assim que a entidade apresentasse suas posições ao longo de cada período histórico.
Texto: David A. Monteiro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ David A. Monteiro
Tel.: (27) 3636-3774